sáb. jan 28th, 2023

Aprenda a prevenir e tratar as manchas de sol com 6 truques infalíveis

O verão está chegando e, com ele, a vontade de aproveitar os dias de sol. Mas é preciso ter cuidado para não ficar com as temidas manchas causadas pelos raios solares no rosto. 

O fato é que, durante a estação mais quente do ano, a exposição ao sol é inevitável. Mas, com alguns cuidados básicos, como o uso de um bom protetor solar e uma boa hidratação, é possível evitar o surgimento de manchas no rosto.

Neste artigo, você aprenderá 6 dicas infalíveis para evitar os danos solares causados na face.

Manchas de sol no rosto? Aprenda a tratá-las com estes 6 truques

1. Use um hidratante facial com fator de proteção solar

De antemão, para evitar as manchas solares, o primeiro passo é hidratar bem a pele e, em seguida, aplicar um bom protetor solar.

O protetor solar é o principal aliado na hora de se proteger do sol, já que ele bloqueia os raios ultravioleta (UV), que são os responsáveis pelos danos causados e também pelo envelhecimento precoce da pele. Por isso, é importante escolher um produto com fator de proteção solar (FPS) adequado para o seu tipo de pele.

A dica é sempre reaplicar o protetor solar a cada 2 horas, especialmente se estiver suando ou se molhando. Outra opção para garantir a proteção da pele é usar roupas com tecidos especiais que bloqueiam os raios UV.

2. Utilize chapéus e lenços para se proteger do sol

Chapéus, lenços, viseiras, bonés e outras formas de proteção solar são extremamente importantes e também auxiliam na prevenção dos danos do sol. Se possível, opte por itens também com fatores de proteção, que são cada vez mais comuns no mercado.

3. Faça uma máscara facial caseira ou industrializada por duas vezes durante a semana

As máscaras faciais são ótimas para hidratar e nutrir a pele, o que é essencial durante o verão, a fim de manter uma pele saudável e viçosa. Elas também ajudam a remover impurezas e a fechar os poros.

Para fazer uma máscara facial caseira super-hidratante, basta misturar 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de iogurte natural. Aplique sobre a pele e deixe agir por 30 minutos. 

Caso opte por uma máscara industrializada, é importante escolher a que melhor se adapte à sua pele. Caso possua uma pele oleosa, procure uma máscara que seja oil-free e não contenha fragrância. Para peles mais secas, as máscaras em gel podem ser uma ótima opção.

4. Beba bastante água durante o dia 

Mesmo sendo uma dica recorrente, é sempre importante ressaltar: ingira o máximo de líquidos saudáveis que puder durante a estação mais quente do ano (e durante o restante do ano também!).

A água é extremamente importante para a hidratação da pele, especialmente no verão. Por isso, beber bastante água durante o dia ajudará a manter a pele hidratada e saudável, evitando possíveis ressecamentos.

5. Ingira alimentos ricos em vitamina C 

A vitamina C é um nutriente importante que ajuda o corpo a se manter saudável e mais resistente. Ela também pode ajudar a proteger o corpo contra doenças, como o resfriado e a baixa imunidade. 

Comer alimentos ricos em vitamina C durante o verão também irá auxiliar a manter o corpo e o rosto hidratados e protegidos contra os raios UV do sol. Alguns dos melhores alimentos para ingerir durante essa estação são as frutas cítricas, como laranja, morango, kiwi e tomate. 

6. Use um protetor solar específico para o rosto

A importância do uso de um protetor solar específico para o rosto é crucial, pois a pele do rosto é mais fina e sensível que a do corpo. Além disso, o rosto está constantemente exposto aos raios UV, seja pelo sol ou pela luz artificial, o que aumenta o risco de danos à saúde da pele. O protetor solar facial impede que os raios UV penetrem na pele, protegendo-a contra os danos causados pelo sol.