qui. dez 1st, 2022

Aprenda cinco passos fundamentais para manter o banheiro da sua empresa limpo e perfumado

O banheiro é um cômodo muito fácil de sujar e sempre que está com mau-cheiro ou com sujeiras é um incômodo para quem o frequenta. Qualquer empresa é um ambiente no qual circulam pessoas durante grande parte do dia e isso faz com que impurezas e resíduos se acumulem mais rapidamente.

Uma limpeza bem feita não se resume a apenas seguir passos básicos de higiene, mas também envolve escolher os produtos de limpeza indicados para isso e disponibilizar sempre para os usuários do banheiro itens que possam garantir que os sanitários fiquem limpos e perfumados por um bom tempo.

Confira agora cinco passos essenciais para manter a higiene do banheiro da empresa e garantir que seus funcionários e clientes não tenham do que reclamar.

1 – Limpe o chão e as paredes

A limpeza deve ser regular em empresas, e higienizar o chão e as paredes é o primeiro passo para isso. Passar o pano ou esfregão com produtos de limpeza indicados para retirar os resíduos é o ideal para manter o ambiente limpo.

Em algumas situações não é normal limpar as paredes, mas, no caso de banheiros ou cozinhas, que podem ter cerâmicas nessas áreas, é importante e simples realizar a higienização.

2 – Use os produtos certos

Uma boa limpeza se torna mais prática e eficiente quando se utilizam os produtos corretos e da maneira que é instruída na embalagem de cada um. É comum utilizar água sanitária, desinfetante, limpadores multiuso, entre outros, para esse processo, mas usar na quantidade correta e nas superfícies indicadas irá garantir um melhor resultado.

Além de facilitar a limpeza, a escolha desses produtos é fundamental para evitar manchas ou algum prejuízo a superfícies, móveis e equipamentos do escritório, garantindo assim a conservação e durabilidade deles.

3 – Limpe os ralos

Os ralos podem passar despercebidos muitas vezes, já que dificilmente eles irão entupir quando a higienização do escritório é feita regularmente. Porém, eles contêm uma variedade de germes e bactérias, então é fundamental que eles também sejam limpos.

Além de motivos de saúde, a falta de limpeza nesses ralos pode causar o mau cheiro. Com isso, pode acontecer de o banheiro inteiro estar muito bem higienizado, mas não ficar com um aroma agradável. Produtos como desinfetantes são perfeitos para isso, pois eliminam esses micro-organismos e têm ótimas fragrâncias.

4 – Disponibilize itens de higiene

Ter itens de higiene nos banheiros é essencial para o bem-estar dos funcionários e para a manutenção da limpeza do escritório. Papel-higiênico, protetores de assento, sabonetes e papel-toalha para as mãos, por exemplo, são produtos básicos que toda empresa deve disponibilizar.

  Essa é uma maneira de garantir a higiene básica dos funcionários dentro do escritório, mas também é uma forma de eles contribuírem para a manter a limpeza dos banheiros. Ao disponibilizar esses itens, você evita que as pessoas fiquem com algum resíduo nas mãos e que o ambiente fique molhado e sujo mais rápido.

5 – Coloque várias lixeiras

Pode parecer óbvio, mas é importante ter lixeiras em todos os sanitários e nos lavatórios. Além disso, é importante que elas sejam esvaziadas com frequência. Ter um recipiente para descartar o lixo fará com que os funcionários e/ou clientes não o joguem no chão, nos sanitários ou tenham que procurar algum outro lugar para descartar.

Além disso, esvaziar as lixeiras e lavar os recipientes evita que fique mau-cheiro nos banheiros e que esses resíduos caiam no chão, o que dificulta mais manter a limpeza e um aroma agradável no ambiente.