qua. nov 30th, 2022

Sabemos que é preciso pesquisar com antecedência passagens, hospedagem e passeios, porém, nem todos lembram de alguns cuidados básicos com a saúde. Veja algumas dicas importantes para a próxima viagem!

Viajar é uma oportunidade ótima para conhecer novos lugares, pessoas, visões de mundo e culturas. Sabemos que é preciso se preparar minimamente antes de viajar. É fácil lembrar de garantir lugar no ônibus, reservar um lugar bacana de hospedagem, preparar as malas e planejar os passeios.

Porém, nem todo mundo lembra dos cuidados com a saúde nesse contexto. Esses cuidados vão além de ter um kit de primeiros socorros na mala e ajudam a evitar imprevistos desagradáveis que podem acabar com o clima da viagem.

Por isso, se você é daqueles que viajam sem pensar nesses cuidados, antes de comprar as passagens para o seu próximo destino, confira algumas dicas de como prepará-los!

Carteirinha de vacinação

Sempre que for viajar, é bom checar se a sua carteirinha de vacinação está em dia. Este é um requisito obrigatório especialmente em viagens internacionais, visto que muitos países não permitem a chegada de turistas que não estejam com o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Pesquise se o país a ser visitado exige determinadas vacinas e tome-as o mais rápido possível.

Mas esse cuidado também é recomendado para viagens nacionais, especialmente em regiões como a Amazônia (que exige aos turistas terem tomado a vacina contra a febre-amarela com pelo menos 10 dias antes da data de embarque). Vale lembrar que é preciso se vacinar com antecedência para que o imunizante tenha tempo de preparar o sistema imunológico contra eventuais contaminações.

Seguro viagem

O seguro viagem é um dos cuidados de saúde mais básicos para quem vai viajar. A maioria das pessoas acredita que apenas em viagens internacionais esse seguro é necessário e estratégico.

É verdade que, além do custo muito alto, a infraestrutura médica local ser precária e contratar um seguro viagem pode reduzir as chances de não conseguir encontrar atendimento. Em países como os Estados Unidos, onde o sistema público de saúde é muito restrito e precário, precisar de atendimento médico pode custar milhares de reais.

Contudo, contratar um seguro viagem pode ser importante também em viagens nacionais, pois pode haver necessidade de atendimento odontológico dependendo do ocorrido. Existem diferentes tipos de seguro e preços, por isso é bom verificar o que oferece melhor custo-benefício. Vale lembrar que seguros viagem também oferecem cobertura para bagagem extraviada ou cancelamento de viagem

Máscara e álcool em gel

A pandemia veio lembrar a importância dos cuidados na saúde nas viagens. A Covid-19 tornou obrigatório o uso de máscaras em rodoviárias, estabelecimentos de hospedagem e pontos turísticos (como museus, teatros, construções históricas, entre outros) e um pequeno frasco com álcool em gel passou a estar presente nos passeios também.

Esse período também trouxe a necessidade de buscar lugares e passeios com áreas ao ar livre e pouca aglomeração. Também foram redobrados os cuidados com higiene mantidos por diferentes estabelecimentos de modo a reduzir as possibilidades de contaminação.

Clima e alimentação

Outro cuidado básico e importante é pesquisar informações sobre como é a alimentação e o clima típico local na época da viagem. Caso o clima esteja frio, não ter roupas adequadas aumenta as chances de problemas como gripe ou, em casos mais graves, hipotermia. Caso o clima esteja mais quente, os sintomas mais comuns são mal-estar, queda de pressão arterial, dor de cabeça e hipertermia.

Especialmente quem é mais sensível a novos alimentos, é bom pesquisar um pouco sobre a culinária local. Se você tem alergia ou não gosta de determinado ingrediente que é bastante consumido no destino escolhido, é importante buscar estabelecimentos que ofereçam opções sem ele.

Também é recomendado evitar itens crus ou mal cozidos e prestar sempre atenção às condições de higiene dos restaurantes. Além disso, sempre verifique a água  antes de ingeri-la. É perfeitamente possível manter os cuidados com a saúde e conhecer a cultura do local.

  • Separamos pra você um artigo interessante sobre Paris em Outubro, o que vestir no clima da cidade luz