sex. nov 25th, 2022

Você já parou para pensar como funciona um site? Se você já sonhou em aprender a programar para Web, provavelmente você já se perguntou sobre isso. 

Com o avanço na educação na Internet, hoje é possível aprender desenvolvimento de software de forma autodidata.

Por isso criamos este artigo, para que você tenha uma orientação de como se tornar um programador web

Todos os passos explicados aqui são alcançáveis. Continue lendo e veja como se tornar um expert na área. 

O que é um Programador Web?

Um programador web é um desenvolvedor que cria aplicações baseadas na web. Estas aplicações são acessíveis através da Internet.

O desenvolvimento web consiste em duas áreas principais. Como um candidato a se tornar especialista em programação web, você pode optar por se especializar em uma dessas áreas. 

No entanto, é importante que você conheça ao menos um pouco de cada área. 

Programador Web Front End

O programador Web Front End é o responsável pela construção e design dos layouts, características e aparência de um website. Também costumamos intitular como programador do lado do cliente.

Programador Web Back End

O desenvolvedor web back end é responsável pela construção do sistema de um website. 

Eles são responsáveis pela construção da estrutura que permite que os dados sejam facilmente transferidos, armazenados e resgatados através de um navegador web – como visto pelos usuários.

As pessoas que são especialistas em desenvolvimento web tanto de front-end quanto de back-end são chamadas de desenvolvedores full-stack. 

Como se tornar um programador web profissional

Escolha uma especialidade

Como dissemos, você pode escolher entre desenvolvimento Front end ou Back end para se tornar especialista. 

No entanto, se você quer dominar ambas áreas e se tornar um desenvolvedor full stack, você deve começar com Front end.

Você pode adquirir as habilidades necessárias em linguagem de programação. Cada especialidade de desenvolvimento web tem as linguagens de programação necessárias que você deve aprender.

Crie seu portfólio de projetos

Se você deseja criar seu portfólio online, você deve começar com pequenos projetos. Em seguida, você deve passar para projetos maiores.

Você não precisa apressar. Grandes e complexos sistemas são construídos com princípios básicos, os mesmos que você encontraria nestes pequenos projetos

Crie uma página web que apresente seu trabalho e sua experiência uma vez que você tenha aprendido as habilidades.

Você deve usar as mídias sociais, pois redes sociais como Facebook e LinkedIn facilitam a apresentação de suas habilidades, conhecer outros programadores e encontrar projetos para trabalhar.

Junte-se a um grupos de programadores

Há benefícios em fazer parte de uma comunidade de desenvolvedores web, incluindo aprender com os erros dos outros, ser informado sobre atualizações importantes e vários outros benefícios.

Você também pode usar mídias sociais e o próprio Google para se manter atualizado com as últimas notícias e fazer parte de uma comunidade.

Aprenda com outros sites

Você também pode usar os websites para se tornar um profissional. Estes sites o ajudarão a aprender mais rapidamente.

Você também pode criar clones de sites que você gosta apenas para exercitar. Por trás de cada site de sucesso estão horas de treinamento e prática. Portanto, quanto mais você praticar, melhor programador web você será.

Linguagens de programação

Para se tornar um programador web, você deve se interessar por codificação.

A linguagem de programação está no núcleo de um website, cada website que você criará será escrita com linguagens de programação.

Se você não escreveu código antes, é muito fácil aprender o básico. Existem ótimos recursos online para aprender código para iniciantes – onde você estará aprendendo passo a passo para se tornar um programador.

Para ser um desenvolvedor web perfeito, você precisa aprender as seguintes linguagens e ferramentas associadas

HTML & CSS

HTML não é uma linguagem de programação, tão pouco CSS. No entanto, são ferramentas usadas para projetar páginas web e interfaces de usuário.

HTML é uma linguagem de marcação de hipertexto que é usada para estruturar o conteúdo e o layout da página web. 

É a própria estrutura de um site, portanto é uma aprendizagem obrigatória para qualquer pessoa que aspire a trabalhar na área de programação de front-end.

JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação que roda no navegador do cliente.

O JavaScript é uma linguagem amplamente utilizada por desenvolvedores web e ajuda a proporcionar uma boa experiência de usuário para os visitantes. 

A aprendizagem do JavaScript é extremamente importante para programadores front-end.

JQuery

jQuery é uma biblioteca JavaScript projetada para simplificar a manipulação do HTML.

É amplamente utilizado e espera-se que todos os dispositivos front-end sejam capazes de interpretá-lo. JQuery, nada mais é do que uma biblioteca criada em JavaScript, portanto, você deve aprendê-la quando estiver confortável com o JavaScript padrão.

Bootstrap

Desde sua criação em 2011, sua popularidade nunca parou de crescer. 

Bootstrap agora alimenta milhões de websites. Como é o framework CSS mais popular, é obrigatório que você aprenda a usá-la quando estiver confortável o suficiente com HTML e CSS.

React.js

React.js é uma biblioteca JavaScript utilizada para criar interfaces e aplicações de página única ou móvel para o usuário.

Muitas empresas estão procurando pessoas com experiência significativa com a React.js, portanto certifique-se de que você esteja aprendendo e tenha habilidades suficientes para garantir o emprego dos seus sonhos e se tornar um desenvolvedor web.

Os desenvolvedores web estão em alta demanda, portanto, certifique-se de que você está aprendendo e tem habilidades suficientes para garantir o trabalho dos seus sonhos e tornar-se um programador web.

PHP

PHP é uma linguagem de programação do lado do servidor que foi desenvolvida nos anos 90. É a linguagem de codificação mais amplamente utilizada quando se trata de criar páginas web.

Você precisa de habilidades em PHP para conseguir um emprego como desenvolvedor web back-end para esta linguagem. 

Conclusão

De fato, ser um programador é uma carreira tecnológica que apresenta grandes benefícios. 

Naturalmente, existe uma infinidade de linguagens que você pode aperfeiçoar ao longo de sua carreira. No entanto, criamos uma lista sucinta de linguagens e tecnologias para que você possa iniciar na área.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais favoritas.